1.1 O artigo de Juan Ignacio Pozo (2004) nos faz refletir sobre a nossa experiência com as tecnologias na escola e perceber que nem sempre ter acesso a informação que r dizer que temos conhecimento.
Na
atualidade, existem muitas formas de acessar o conhecimento e a escola não pode ignorar
esta situação como se ela não existisse sem a necessidade de mudança.
As
informações vêm de todos os lugares
e numa velocidade assustadora e a escola
não dá conta de processar toda essa informação.
Já
que a escola não consegue transmitir toda a informação de acordo com a velocidade a que os alunos têm acesso, ela precisa
formá-los para filtrar e dar sentido a informação
fazendo com que façam uma assimilação crítica da informação. É preciso
que eles aprendam a utilizar as informações em seu
benefício, em sua prática social.
Por
tudo isso há que acontecer uma mudança nas formas de agir e pensar de alunos e
professores para que as tecnologias realmente façam o seu papel social de
aproximar os alunos do conhecimento e
que ele gere aprendizagem.
*MAPA CONCEITUAL - ATIVIDADE PRODUZIDA NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS - E-PROINFO - 2013.

1.4 O professor é o intermediário entre o uso da tecnologia para a aprendizagem e o
aluno. Na verdade, o alunos sabem
utilizar muito bem as tecnologias para ouvir músicas, jogar, entrar nas
redes sociais, mas infelizmente , ainda não se deram conta
ou não valorizam a tecnologia para aprender. Eu falo com conhecimento,
pois quando vamos ao laboratório, mesmo tendo explicado anteriormente os
objetivos da atividade e o que vamos desenvolver, verifico que alguns não se
interessam, acham que estão lá para acessar
as redes sociais.Nem sempre têm paciência para esperar o professor atendê-lo.
Cito
como exemplo o uso do editor de textos, programa semelhante ao Word que eu já utilizei com meus alunos
em produções de texto, vi que a maioria não sabia o mínimo em relação ao
programa, me admirei ao constatar que um bom número deles não sabia o porquê de algumas palavras ficarem grifadas
no texto deles e eu tinha que explicar que algo estava errado com a palavra e
mostrar como fazer para corrigi-la. Daí vejo que temos um grande
desafio: mostrar-lhes que a internet e a tecnologia servem para bem mais do
que estão acostumados, e o que considero
mais difícil, fazê-los querer aprender
por meio das tecnologias.
Acredito
que se pode criar um ambiente significativo trabalhando com gêneros que eles
possam se identificar como é o caso das histórias em quadrinhos e de
terror que eles adoram. A partir delas, elaborar atividades que
contemplem os conteúdos de outras disciplinas e também no meu caso Língua
Portuguesa, posso, além de trabalhar com os gêneros textuais, trabalhar com os
conteúdos gramaticais que os alunos geralmente não gostam muito e têm mais
dificuldade.
O
primeiro passo para desenvolver uma prática pedagógica
integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as
habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola é o professor
fazer exatamente o que estou fazendo neste momento: estudar, buscar o
conhecimento porque se não o fizer, mesmo que queira, não vai conseguir, uma
vez que, para mudar a forma como trabalha, necessita saber para onde ir e como
fazer e também não temer e não desistir se por acaso as coisas não saírem
exatamente como foi planejado.
* Atividade realizada em 18.07.2013 - Com Silvana Lopes, na EEEFM Cora Coralina
História em Quadrinho: O Susto - Autora: Ivonete de Angelo
*DATA: 19.07.2013
HOJE, EU E A PROFESSORA DE HISTÓRIA IDIR CHAVES LEITE, REALIZAMOS A ATIVIDADE QUE PLANEJAMOS PARA UTILIZAR O HAGÁQUÊ COM OS ALUNOS DO 6º A, MATUTINO.
Vejam as fotos!!!!
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO E INTERNET
01.CURSISTAS: Idir Chaves Leite
Ivonete de Ângelo Canabrava
02. TEMA: “O surgimento das primeiras Histórias em Quadrinhos”
03. O PORQUÊ DA ESCOLHA DESSE TEMA – No terceiro bimestre realizaremos um projeto na escola que abordará os modos contemporâneos de se realizar a leitura e escrita, e, dentre as atividades estão inclusas as HQs. Acreditamos que seja um bom momento para trabalhar com o Hipertexto,Internet e também o Blog utilizando um texto que trate da criação das primeiras HQs.
04. CONCEITOS CURRICULARES A SEREM UTILIZADOS PELOS ALUNOS:
- Leitura, escrita e interpretação
- Histórias em Quadrinhos
- Hipertexto
- Links
- Ortografia, sinais de pontuação.
05. RECURSOS TECNOLÓGICOS:
- Computadores
- Data Show
06. METODOLOGIA
Ainda na sala de aula, explicar a atividade que iremos realizar no Laboratório de Informática.
Já no Laboratório, mostraremos, com o auxílio de um Data show, os passos para que entrem no Blog e cheguem ao texto para leitura bem como a melhor forma de realizar a postagem do comentário.
O texto “Como surgiu a primeira História em Quadrinhos’ foi postado no Blog www.escreverebom.blogspot.com, com alguns links inseridos nele para que os alunos possam acessá-los e obtenham mais informações a respeito do assunto que estarão lendo.
Para a conclusão da atividade será necessário que cada aluno deixe um comentário com suas considerações a respeito do texto lido.
2.9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - AULA UTILIZANDO HIPERTEXTO E INTERNET
CURSISTAS: IDIR CHAVES LEITE , IVONETE DE ANGELO CANABRAVA
A atividade foi realizada com as turmas 6ºA,B,C,E , e 7º C,D.
Ainda em sala, foi explicado qual seria o objetivo da atividade e o que iriam fazer no laboratório de informática.
Ao chegarmos lá, foi passado através do data show o caminho a ser seguido por eles para realização da atividade.
Na hora de apresentar a atividade, o 6º ano deu mais trabalho, pois precisamos repetir e explicar novamente até que a compreendessem melhor, mas isto foi devido ao fato de que eles, mesmo antes de prestarem atenção para ouvir toda a explicação, já queriam começar a trabalhar com o computador. Já o 7º ano foi mais tranqüilo, esperaram o momento para iniciar depois de saber qual seria a atividade.
A apresentação da atividade foi clara, porém como foi dito anteriormente, o 6º ano chegou ao Laboratório e já queria realizar a atividade mesmo antes das orientações.
Praticamente todos os alunos das turmas conseguiram realizar a atividade, percebemos que alguns não demonstraram muita atenção ao texto e queriam logo passar para a parte de deixar comentários. Realizamos a intervenção mostrando-lhes que era necessário percorrer todo o trajeto: ler o texto, clicar nos links, se informar melhor para, ai sim, realizar o comentário.
Explicamos que, na hora do comentário, deveriam estar atentos às regras da Língua Portuguesa em relação ao início de frase com letras maiúsculas e também no cuidado com a escrita das palavras. Infelizmente o 6º ano deu mais trabalho neste sentido e pôde-se notar nos comentários que um grande número deles não levou em conta nossa orientação. Em relação ao 7º, já percebemos um maior cuidado e atenção, pois vários alunos nos chamavam para verificar se havia algo incorreto e somente depois é que postavam.
O que não estava previsto foi que, no turno matutino, com os 6ºs anos, chegamos ao laboratório e a quase todo o momento caia a conexão e os alunos queriam solução imediata, outro fator foi a lentidão para conseguir acessar cada link. Por isso, eles ficaram impacientes e queriam que resolvêssemos o problema e isso gerou um certo estresse porque não gostaram de esperar. No período vespertino, o imprevisto foi que alguns computadores não estavam enviando comentário e descobrimos isso somente após o aluno ter escrito e com isso alguns tiveram que mudar de computador para conseguir concluir a atividade.
O relacionamento entre as duplas e até trios(nos 6ºs ano as turmas são mais numerosas) foi bom porque eles se ajudaram em todos os momentos e não tiveram problema ou disputa no uso da máquina.
1.6 A avaliação que faço do curso é boa, pois me traz a oportunidade de aprender novas formas
de trabalhar com as tecnologias. Eu apesar de estar constantemente disposta e aberta para as novidades, às vezes tenho dificuldade para utilizá-las em minhas aulas, mas isto não impede que eu
as utilize , se não sei, peço ajuda e sigo em frente. Acho que
cobro muito de mim então nunca estou satisfeita com o trabalho feito.
Em
relação às aprendizagem mais significativas que tive na
unidade 1, eu considero o trabalho com os mapas conceituais que
facilitam a aprendizagem e as histórias
em quadrinhos que espero aprimorar, pois sei que meus alunos adoram e
também porque já temos um projeto para o
próximo bimestre em que o resultado final será exatamente a confecção de
histórias em quadrinhos pelos alunos e
que posteriormente serão expostas em uma
feira.
Nossa
formadora, professora Silvana Lopes de Jesus
têm domínio de conteúdo e metodologia . Sua atuação é ótima, nos ajuda
em tudo, é paciente com aqueles que precisam de maior atenção porque possuem
mais dificuldade. Mostra-se disponível para nos auxiliar naquilo que precisamos
e suas aulas são muito bem exemplificadas com recursos variados.
Gostaria de
reclamar a respeito do portal que, na maioria das vezes que vou acessá-lo está
lento, demorando assim para que eu realize as minhas atividades.
2.5 Sons
fortes, cores , imagens, links que podem ser acessados no caso de
haver necessidade de uma informação para melhor entendimento do texto.
Maior rapidez na leitura, os links que podem ser acessados em qualquer dúvida ;o leitor
direciona a leitura de acordo com o conhecimento que tem e daquilo de que
necessita.
É uma nova
forma de obter conhecimento, e ,partindo
do pressuposto de que as pessoas
têm tempos diferentes para aprender,
cada um segue o caminho que acha melhor
e escolhe seu ritmo de acordo com as
informações de que necessita . A leitura
se torna mais dinâmica, mas se não conseguimos entender a mensagem em um primeiro momento é só dar um clic e
assistir a tudo novamente.
3.1. Prática dialógica com os estudantes
3.1. Prática dialógica com os estudantes
Eu procuro
desenvolver, na medida do possível, uma prática dialógica com meus alunos.
Sempre quando estamos trabalhando a leitura de um texto, por exemplo, deixo
espaço para que expressem suas ideias e opiniões. Normalmente no início da
aula, antes de realizarmos o que foi
planejado, também abro espaço para que
contem curiosidades ou até mesmo falemos sobre as notícias e
acontecimentos de nossa cidade ou país.
Com relação à
tecnologia como meio de favorecer o diálogo, estou começando agora com
atividades envolvendo textos e que ao final deles, os alunos devem postar comentários sobre os
mesmos, mas ainda trata-se de uma novidade para mim e também para os alunos.
Até agora, gostei bastante deste tipo de atividade, pois desta forma temos
acesso à maneira de pensar dos nossos
alunos.
3.2 Contextualizar a mudança da teoria à prática.
Preparamos
uma atividade que envolve a leitura de um texto sobre as primeiras histórias em quadrinhos. Nele,
foram inseridos alguns links para melhorar a compreensão dos alunos sobre os fatos históricos.
Antes de
levarmos os alunos para o Laboratório de informática, explicamos qual seria a
atividade que iriam realizar e como deveriam desenvolvê-la.
Chegando
lá, alguns conseguiram rapidamente acessar o blog,mas outros precisaram de
ajuda.
Após a
leitura do texto, deveriam deixam um comentário deixando a opinião sobre a
leitura que foi feita.
Pôde-se
verificar que os alunos gostaram bastante da atividade, alguns elogiaram a
nossa iniciativa de estarmos estudando para levar novidades para a sala de
aula.
Como ponto
negativo podemos citar a lentidão da Internet e consequentemente a demora para
postar os comentário e acessar os links.
Quanto ao
ponto positivo a participação dos alunos
que foi muito boa, pois todos fizeram questão de deixar o comentário.
3.3 - TEMA DO PROJETO
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DE QUEM LÊ”
GRUPO: IDIR CHAVES LEITE
IVONETE DE ANGELO CANABRAVA
NIXSON HÉLIO ROCHA MACHADO
RECURSOS TECNOLÓGICOS: COMPUTADOR,
CÂMERA FOTOGRÁFICA, FILMADORA,
3.5 Dados da Aula
Título: “ A importância da leitura na vida de quem lê”
Justificativa:
Pretente-se com o desenvolvimento deste projeto, sensibilizar os alunos do 6ªA
para a importância que a leitura exerce na vida das pessoas que têm o gosto
pela leitura e isto se dará através da escuta dos relatos feitos por alunos de diferentes níveis: Fundamental I e II e
Ensino Médio.
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
·
Melhorar a
capacidade de ouvir relatos e depois
elaborar um texto expressando sua
opinião;
·
Escrever observando a
ortografia das palavras;
·
Valorizar a leitura por prazer;
·
Produzir texto expressando a opinião sobre fatos ouvidos e observados;
·
Trabalhar em grupo;
·
Perceber a sala de
leitura como um ambiente agradável com muitas possibilidades de leitura.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno:
·
A importância de ver, ouvir e depois escrever
sobre o que observou;
·
A capacidade de
participar de atividades que necessitem de atenção e o compartilhamento de
idéias e materiais como o computador no laboratório de informática.
Estratégias da aula:
Primeiramente,
selecionaremos alunos leitores, aqueles que leem bastante e que demonstram
valor aos livros e gostam de freqüentar a sala de leitura da escola.
Pretendemos levar para relatar suas experiências de leitores alunos
adolescentes como eles para que vejam que não são somente pessoas adultas que
podem ser exemplos de leitores .
Vamos
reunir os alunos do 6ºA na sala de leitura. Lá eles vão ouvir os relatos. Os
alunos que vão relatar irão mostrar os livros que já leram na sala de leitura e
também falarão sobre a importância que a leitura tem na vida deles. Esperamos
que neste momento, as crianças tenham a curiosidade e que queiram fazer as perguntas
para os alunos que estarão lá contando suas experiências.
Depois
de assistidos os relatos, pediremos que escolham uma das experiências que mais gostaram
e , utilizando o Google Drive, vão produzir um texto em duplas para que,
posteriormente seja postado no Blog de cada professor participante deste projeto.
Recursos da aula:Máquina fotográfica, filmadora, computador(Google Drive)
Recursos Complementares:
Avaliação:
A avaliação se dará
durante o processo através da observação da participação de cada aluno em todas
as etapas da atividade.
3.6 – Conceituando
currículo
O currículo
engloba todos os saberes que serão adquiridos no ambiente escolar que vão
preparar o aluno para o desempenho em sua vida
de forma geral, ou seja, em sua relação com o trabalho, a vida afetiva e
familiar.
Pode-se citar
como exemplo os conteúdos que foram desenvolvidos no projeto “A importância da
leitura na vida de quem lê” estão sim, inseridos no currículo formal, pois a
leitura e a escrita são conteúdos essenciais para que os alunos
consigam se sobressair em todas as áreas
de estudo e também possam exercer a sua condição de cidadão plenos.
Quando
assitíamos aos relatos dos alunos sobre a importância da leitura na vida deles,
percebemos o quanto eles amadureceram, pois os mesmos já foram nossos alunos em outros anos ,e é muito gratificante
ver a mudança na vida deles e perceber que o trabalho de incentivo à leitura perdura e deve ser feito ano a ano.
Ao
trabalhar com os alunos o uso das tecnologias, mostramos a eles que todos os saberes devem ser valorizados e
que quanto mais estiverem preparados, mais fácil será para chegarem aos
objetivos que vão traçar para suas vidas. Perceberam que a Internet não é
somente para acessar as redes sociais, que eles podem avançar e usá-la para o
seu aprendizado.
3.7
Reflexões em Diário de Bordo – Unidade 3
Sempre
tive interesse por tecnologias, mas confesso que era insegura para realizar
atividades com os meus alunos no laboratório de informática, para mim lá é um recurso a mais para a
aprendizagem deles e tem que ser bem utilizado.
Depois que iniciei o
curso e comecei a aprender a utilizar os recursos em minhas aulas, fiquei mais
segura e tenho usado bastante. Estou experimentando as novidades e vejo que a
maioria dos alunos gosta bastante das aulas.
Eu gosto de participar
de cursos virtuais, pois gosto desta facilidade de fazer o meu tempo de estudo.
Às vezes, é madrugada, e estou lendo e realizando atividades.
O curso foi ótimo, um
ponto negativo que me atrapalhou durante todo o curso foi a lentidão da plataforma.
Muitas vezes, tentava acessá-la e não conseguia. Espero que no próximo curso,
as coisas estejam melhores.
4.1 Conhecendo objetos em multimídia
Nos três vídeos, pode-se perceber como a tecnologia foi importante para a criação dos efeitos visuais dos mesmos
e também, no caso do Bloco do Passo
Saltos no Tempo, o interessante foi a forma como a ordem dos passos foi elaborada nos slides
para depois ser colocada em prática.Antes de saber disso, nem imaginava que
havia alguma ligação com a tecnologia, a não ser o vídeo do trabalho já feito,
é claro!
No
COIEDA, fiquei um pouco confusa, a princípio, mas depois fui entendendo a
dinâmica do vídeo, mas confesso que não gostei, achei muita informação em um
mesmo espaço, talvez esteja equivocada por pensar assim, mas é a minha opinião.
Já
o POP é legal, já havia visto alguns vídeos do mesmo autor e considero
interessante o fato de ele usar o corpo e uma grande quantidade de recursos
para transmitir uma ideia.
Tudo
isso demonstra o quanto os conhecimentos e aparatos tecnológicos vêm para se aliar à arte e dar
mais liberdade à criação
Professoras Idir e Ivonete estão de parabéns, foi ótima a realização das atividades no laboratório de informática, usando o Hagaquê, e também parabenizo os alunos pela criatividade.
ResponderExcluirAdriana Menezes (professora de multimídias)
Obrigada, professora Adriana! Sua ajuda é essencial para que nossas atividades deem certo.
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