domingo, 11 de novembro de 2012

OLP - MEMÓRIAS - 7º C - VESPERTINO - 2012.


                                                   Minhas lembranças
          
            Olá! Meu nome é Leonita Grossl, eu nasci em 1979, tenho 55 anos. Nasci                no estado  de Santa Catarina na cidade de Santa Cruz do Timbé. Quando cheguei aqui,  Ariquemes era velha e muito diferente de hoje. Estudei apenas até a quinta série.
        A escola era toda de madeira e o ensino, apesar da dificuldade, era de qualidade. Os materiais  escolares eram simples, pois não tínhamos opções como  hoje. As regras da escola eram rígidas.      
       Na época, os alunos que desobedeciam aos professores eram castigados com palmatória.
          As nossas vestimentas escolares eram camisa branca e saia azul ou preta e os sapatos eram conga. As amizades antigamente eram normais. Nos finais de semana visitávamos  uns aos outros.
                No momento cívico, todos os dias nós levantávamos a bandeira e cantávamos o hino nacional ao sol quente.
        


Aline Pereira Marques - Texto baseado na entrevista da senhora Leonita Grossl, 55 anos.          


A história da minha vida

           Eu me chamo Leonita Grossl, nasci em Santa Catarina na cidade de Santa Cruz do Timbé, no ano 1979, hoje tenho 55 anos.
          A escola era de madeira, mas apesar das dificuldades, o ensino era de qualidade, os materiais eram simples não tinham tantas opções como têm hoje, as regras eram rígidas.
Naquela época, os alunos que não respeitavam os professores eram castigados com palmatória, para ir à escola nós  nos vestíamos de camiseta branca, saia social azul ou preta cheia de preguinhas e os  calçados eram conga.
         As amizades eram normais. Nos finais de semana uns  visitavam os outros em sua casa.
Quando eu era jovem, meus pais eram muito rígidos os filhos tinham que obedecê-los sem reclamar, ser educados com os mais velhos, com as visitas, só de eles olharem sério nós já tínhamos medo.
        Naquela época o transporte era a pé ou de bicicleta.
         A vida antigamente era boa, batalhada, mas tranquila, não tinha essa correria de hoje em dia.
        Meu maior sonho era me tornar professora. O que eu mais gostava era passear na casa de minha avó. Eu sinto saudade da tranquilidade de antigamente, que não tinha tanta violência.
        Eu acho que mudou durante esses anos a rotina das  pessoas,os trabalhos que estão mais evoluídos, a informatização. Os jovens estão mais desenvolvidos, mais independentes. Eu costumava passear com amigos nas pracinhas ou passear nas casas de parentes nos finais de semana.
        A emoção é boa saber que já vivi tantas experiências. Os dias mais felizes da minha vida foram os dias dos nascimentos de meus filhos eu mais triste foi o dia que minha mãe faleceu.



Caroline Grossl Ferreira – Texto baseado na entrevista da senhora Leonita Grossl. 55 anos.


                                                                                                                                                                     TALCIDIO                                                                                 
                Minha data  de nascimento  é  09/07/1954 , tenho  54 anos.  T
                Tenho um filho e uma filha, os nomes são: Nayara e Diego.
                 Antigamente, na escola, os professores ensinavam uma vez e se  você não entendesse, o professor colocava    você  ajoelhado  em cima de milho e batia de  régua de pau em sua cabeça ,  e para chegar até  a  escola tinha que andar  20 quilômetros  a  pé.



Diego Santos Guinlhermes – texto baseado na entrevista com o  senhor Talcidio, 54 anos.
                



                                               Como era minha vida                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Sou Rosenilda Gomes de Lima, nasci em 1958, no dia 16/05/1958, em São Paulo.
Quando eu cresci um pouco, fui para escola e amei ir para lá. Ela era pequena e de madeira, tinha poucas mesas e cadeiras, mas mesmo assim, eu nunca desisti de estudar.             

Meus pais não tinham muitas condições de comprar material para mim, então eu levava os meus materiais na mão em um saco de arroz porque não tinha bolsa, mesmo assim nunca desisti de estudar,
Eu vim para Ariquemes em 1970, morávamos num sitio e ajudava minha mãe a lavar roupa numa prancha, na beira do rio. Minha mãe mesmo que fazia as roupas simples e feias para nós irmos para a escola.
Nós ganhávamos dinheiro no dia das colheitas que eu e meus irmãos colhíamos para ganhar dinheiro. Eu me casei e tive cinco filhos e já  tenho 36 anos de casada.
Naquela época  era muito difícil me dar bem com meus pais pois  eles eram muito bravos e hoje eu sou professora de português e sou muito feliz com meus filhos.                                                                                                      
Halerff Diunior de Lima Novaes - texto baseado na entrevista da senhora Rosenilda Gomes de Lima, 36 anos.