PORTFOLIO - E-proinfo 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DE QUEM LÊ





Miniatura 






1.1 O artigo de Juan Ignacio Pozo (2004)  nos faz refletir sobre a nossa experiência com as tecnologias na escola  e perceber que nem sempre ter acesso a informação que r dizer que temos conhecimento.

Na atualidade, existem muitas formas de acessar  o conhecimento e a escola não pode ignorar esta situação como se ela não existisse sem a necessidade de mudança.

As informações vêm de todos os  lugares e  numa velocidade assustadora e a escola não dá conta de processar toda essa informação.

Já que a escola não consegue transmitir toda a informação de acordo com  a velocidade a que os alunos têm acesso, ela precisa formá-los para filtrar  e dar sentido a informação fazendo com que façam uma   assimilação crítica da informação. É preciso que eles   aprendam a utilizar as informações em seu benefício, em sua prática social.

Por tudo isso há que acontecer uma mudança nas formas de agir e pensar de alunos e professores para que as tecnologias realmente façam o seu papel social de aproximar os alunos do conhecimento  e que ele gere aprendizagem.







*MAPA CONCEITUAL - ATIVIDADE PRODUZIDA NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS - E-PROINFO - 2013.











1.4       O professor é o intermediário entre  o uso da tecnologia para a aprendizagem e o aluno. Na verdade, o alunos sabem  utilizar muito bem as tecnologias para ouvir músicas, jogar, entrar nas redes sociais, mas infelizmente , ainda não se deram  conta  ou não valorizam a tecnologia para aprender. Eu falo com conhecimento, pois quando vamos ao laboratório, mesmo tendo explicado anteriormente os objetivos da atividade e o que vamos desenvolver, verifico que alguns não se interessam, acham que  estão lá para acessar as redes sociais.Nem sempre têm paciência para esperar o professor atendê-lo.
            Cito como exemplo o uso do editor de textos, programa semelhante ao Word que eu já utilizei com meus alunos em produções de texto, vi que a maioria não sabia o mínimo em relação ao programa, me admirei ao constatar que um bom número deles não sabia o  porquê de algumas palavras ficarem grifadas no texto deles e eu tinha que explicar que algo estava errado com a palavra  e  mostrar como fazer para corrigi-la. Daí vejo que temos um grande desafio: mostrar-lhes que a internet e a tecnologia servem para bem mais do que  estão acostumados, e o que considero mais difícil, fazê-los querer  aprender por meio das tecnologias.
            Acredito que se pode criar um ambiente significativo trabalhando com gêneros que eles possam se identificar como é o caso das histórias em quadrinhos e  de  terror que eles adoram. A partir delas, elaborar atividades que contemplem os conteúdos de outras disciplinas e também no meu caso Língua Portuguesa, posso, além de trabalhar com os gêneros textuais, trabalhar com os conteúdos gramaticais que os alunos geralmente não gostam muito e têm mais dificuldade.
            O primeiro passo  para desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola é o professor fazer exatamente o que estou fazendo neste momento: estudar, buscar o conhecimento porque se não o fizer, mesmo que queira, não vai conseguir, uma vez que, para mudar a forma como trabalha, necessita saber para onde ir e como fazer e também não temer e não desistir se por acaso as coisas não saírem exatamente como foi planejado.





* Atividade realizada em 18.07.2013 - Com Silvana Lopes, na EEEFM  Cora Coralina
História em Quadrinho: O Susto  - Autora: Ivonete de Angelo

 





*DATA: 19.07.2013
HOJE, EU E A PROFESSORA DE HISTÓRIA IDIR CHAVES LEITE, REALIZAMOS A ATIVIDADE QUE PLANEJAMOS PARA UTILIZAR O HAGÁQUÊ  COM OS ALUNOS DO 6º A, MATUTINO.
Vejam as fotos!!!!






















PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO E INTERNET

01.CURSISTAS: Idir Chaves Leite
                        Ivonete de Ângelo Canabrava

02. TEMA: “O surgimento das primeiras Histórias em Quadrinhos”

03. O PORQUÊ DA ESCOLHA DESSE TEMA – No terceiro bimestre realizaremos um projeto na escola  que abordará os  modos contemporâneos   de se realizar a leitura e escrita, e, dentre as atividades estão inclusas as HQs. Acreditamos que seja um bom momento para trabalhar com o Hipertexto,Internet  e também o Blog  utilizando um texto que trate da criação das primeiras HQs.

04. CONCEITOS CURRICULARES A SEREM UTILIZADOS PELOS ALUNOS:
  • Leitura, escrita  e interpretação
  • Histórias em Quadrinhos
  • Hipertexto
  • Links
  • Ortografia, sinais de pontuação.

05. RECURSOS TECNOLÓGICOS:
  • Computadores
  • Data Show

06. METODOLOGIA
            Ainda na sala de aula, explicar a atividade que iremos realizar no Laboratório de Informática.
            Já no Laboratório, mostraremos, com o auxílio de um  Data show, os passos para que entrem no Blog e cheguem ao texto para leitura bem como a melhor forma de realizar a postagem do comentário.
            O texto “Como surgiu a primeira História em Quadrinhos’ foi postado no Blog www.escreverebom.blogspot.com, com alguns links inseridos nele para que os alunos possam  acessá-los e obtenham  mais informações a respeito do assunto que estarão lendo.
            Para a conclusão da atividade será necessário que cada aluno deixe um comentário com suas considerações a respeito do texto lido.

2.9 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - AULA UTILIZANDO HIPERTEXTO E INTERNET
CURSISTAS: IDIR CHAVES LEITE ,  IVONETE DE ANGELO CANABRAVA



A atividade foi realizada com  as turmas 6ºA,B,C,E , e 7º C,D.
Ainda em sala, foi explicado qual seria o objetivo da atividade e o que iriam fazer no laboratório de informática.
      Ao chegarmos lá, foi passado através do  data show o caminho a ser seguido por eles para realização  da atividade.
      Na hora de apresentar a atividade, o 6º ano deu mais trabalho, pois precisamos repetir e explicar novamente até que a compreendessem melhor, mas isto foi devido ao fato de que eles, mesmo antes de prestarem atenção para ouvir toda a explicação, já queriam começar a trabalhar com o computador. Já o 7º ano foi mais tranqüilo, esperaram o momento para iniciar depois de saber qual seria a atividade.
      A apresentação da atividade foi clara, porém como foi dito anteriormente, o 6º ano chegou ao Laboratório e já queria realizar a atividade mesmo antes das orientações.
      Praticamente todos os alunos das turmas conseguiram realizar a atividade, percebemos que alguns não demonstraram muita atenção ao texto e queriam logo passar para a parte de deixar comentários. Realizamos a intervenção   mostrando-lhes que era necessário percorrer todo o trajeto: ler o texto, clicar nos links, se informar melhor para, ai sim, realizar o comentário.
      Explicamos que, na hora do comentário, deveriam estar atentos às regras da Língua Portuguesa em relação ao início de frase com letras maiúsculas e também no cuidado com a escrita das palavras. Infelizmente o 6º ano deu mais trabalho neste sentido e pôde-se notar nos comentários que  um grande número deles não levou  em conta nossa orientação. Em relação ao 7º, já percebemos um maior cuidado e atenção, pois vários alunos nos chamavam para verificar se havia algo incorreto e somente depois é que postavam.
      O que não estava previsto foi que, no turno matutino, com os 6ºs anos, chegamos ao laboratório e  a quase todo o momento caia a conexão e os alunos queriam solução imediata, outro fator foi a lentidão para conseguir acessar cada link. Por isso, eles  ficaram impacientes e queriam que resolvêssemos o problema e isso gerou um certo estresse porque não gostaram de esperar. No período vespertino, o imprevisto foi que alguns computadores não estavam enviando comentário e descobrimos isso somente após o aluno ter escrito e com isso alguns tiveram que mudar de computador para conseguir concluir a atividade.
O relacionamento entre as duplas e até trios(nos 6ºs ano as turmas são mais numerosas) foi bom porque eles se ajudaram em todos os momentos e não tiveram problema ou disputa no uso da máquina.





1.6       A avaliação que faço do curso é boa, pois me  traz a oportunidade de aprender novas formas de trabalhar com as tecnologias. Eu apesar de estar constantemente  disposta e aberta para as novidades, às vezes  tenho dificuldade para utilizá-las  em minhas aulas, mas isto não impede que eu as utilize , se não sei, peço ajuda e sigo em frente. Acho que cobro muito de mim então nunca estou satisfeita com o trabalho feito.
            Em relação às aprendizagem mais significativas  que tive na  unidade 1, eu considero o trabalho com os mapas conceituais que facilitam a aprendizagem e  as histórias em quadrinhos que espero aprimorar, pois sei que meus alunos adoram e também  porque já temos um projeto para o próximo bimestre em que o resultado final será exatamente a confecção de histórias em quadrinhos  pelos alunos e que posteriormente  serão expostas em uma feira.
            Nossa formadora, professora Silvana Lopes de Jesus  têm domínio de conteúdo e metodologia . Sua atuação é ótima, nos ajuda em tudo, é paciente com aqueles que precisam de maior atenção porque possuem mais dificuldade. Mostra-se disponível para nos auxiliar naquilo que precisamos e suas aulas são muito bem exemplificadas com recursos variados.
            Gostaria de reclamar a respeito do portal que, na maioria das vezes que vou acessá-lo está lento, demorando assim para que eu realize as minhas atividades.





2.5 Sons fortes,  cores , imagens, links que podem ser acessados no caso de haver necessidade de uma informação para melhor entendimento do texto.

Maior  rapidez na leitura, os links que podem ser acessados em qualquer dúvida ;o leitor direciona a leitura de acordo com o conhecimento que tem e daquilo de que necessita.

É uma nova forma de obter conhecimento, e ,partindo  do pressuposto de que  as pessoas têm tempos  diferentes para aprender, cada um  segue o caminho que acha melhor e  escolhe seu ritmo de acordo com as informações de que necessita . A  leitura se torna mais dinâmica, mas se não conseguimos entender a mensagem  em um primeiro momento é só dar um clic e  assistir  a tudo novamente.


3.1. Prática dialógica com os estudantes
Eu procuro desenvolver, na medida do possível, uma prática dialógica com meus alunos. Sempre quando estamos trabalhando a leitura de um texto, por exemplo, deixo espaço para que expressem suas ideias e opiniões. Normalmente no início da aula, antes de realizarmos  o que foi planejado, também abro espaço para que  contem curiosidades ou até mesmo falemos sobre as notícias e acontecimentos de nossa cidade ou país.
Com  relação à  tecnologia como meio de favorecer o diálogo, estou começando agora com atividades envolvendo textos e que ao final deles,  os alunos devem postar comentários sobre os mesmos, mas ainda trata-se de uma novidade para mim e também para os alunos. Até agora, gostei bastante deste tipo de atividade, pois desta forma temos acesso à maneira  de pensar dos nossos alunos.
 






3.2 Contextualizar a mudança da teoria à prática.


            Preparamos uma atividade que envolve a leitura de um texto sobre as primeiras histórias em quadrinhos. Nele, foram inseridos alguns links para melhorar a compreensão dos alunos  sobre os fatos históricos.
            Antes de levarmos os alunos para o Laboratório de informática, explicamos qual seria a atividade que iriam realizar e como deveriam desenvolvê-la.
            Chegando lá, alguns conseguiram rapidamente acessar o blog,mas outros precisaram de ajuda.
            Após a leitura do texto, deveriam deixam um comentário deixando a opinião sobre a leitura que foi feita.
            Pôde-se verificar que os alunos gostaram bastante da atividade, alguns elogiaram a nossa iniciativa de estarmos estudando para levar novidades para a sala de aula.
            Como ponto negativo podemos citar a lentidão da Internet e consequentemente a demora para postar os comentário e acessar os links.
            Quanto ao ponto positivo  a participação dos alunos que foi muito boa, pois todos fizeram questão de deixar o comentário.


3.3  - TEMA DO PROJETO
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DE QUEM LÊ”
GRUPO: IDIR CHAVES LEITE
                IVONETE DE ANGELO CANABRAVA
                NIXSON HÉLIO ROCHA MACHADO

RECURSOS TECNOLÓGICOS: COMPUTADOR, CÂMERA FOTOGRÁFICA, FILMADORA,





3.5 Dados da Aula
Título: “ A importância da leitura na vida de quem lê”
Justificativa: Pretente-se com o desenvolvimento deste projeto, sensibilizar os alunos do 6ªA para a importância que a leitura exerce na vida das pessoas que têm o gosto pela leitura e isto se dará através da escuta dos relatos feitos por alunos  de diferentes níveis: Fundamental I e II e Ensino Médio.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·         Melhorar a capacidade de ouvir relatos e depois  elaborar um  texto expressando sua opinião;
·         Escrever observando a ortografia das palavras;
·         Valorizar  a leitura por prazer;
·         Produzir texto  expressando a opinião sobre fatos ouvidos e  observados;
·         Trabalhar em grupo;
·         Perceber a sala de leitura como um ambiente agradável com muitas possibilidades de  leitura.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
·         A  importância de ver, ouvir e depois escrever sobre o que observou;
·         A capacidade de participar de atividades que necessitem de atenção e o compartilhamento de idéias e materiais como o computador no laboratório de informática.

Estratégias da aula:

Primeiramente, selecionaremos alunos leitores, aqueles que leem bastante e que demonstram valor aos livros e gostam de freqüentar a sala de leitura da escola. Pretendemos levar para relatar suas experiências de leitores alunos adolescentes como eles para que vejam que não são somente pessoas adultas que podem ser exemplos de leitores .
Vamos reunir os alunos do 6ºA na sala de leitura. Lá eles vão ouvir os relatos. Os alunos que vão relatar irão mostrar os livros que já leram na sala de leitura e também falarão sobre a importância que a leitura tem na vida deles. Esperamos que neste momento, as crianças tenham a curiosidade e que queiram fazer as perguntas para os alunos que estarão lá contando suas experiências.
Depois de assistidos os relatos, pediremos que escolham uma das experiências que mais gostaram e , utilizando o Google Drive, vão produzir um texto em duplas para que, posteriormente seja postado no Blog de cada professor participante deste projeto.
Recursos da aula:
Máquina fotográfica, filmadora, computador(Google Drive)

Recursos Complementares:
Avaliação:
A avaliação se dará durante o processo através da observação da participação de cada aluno em todas as etapas da atividade.






3.6 – Conceituando currículo
O currículo engloba todos os saberes que serão adquiridos no ambiente escolar que vão preparar o aluno para o desempenho em sua vida  de forma geral, ou seja, em sua relação com o trabalho, a vida afetiva e familiar.
Pode-se citar como exemplo os conteúdos que foram desenvolvidos no projeto “A importância da leitura na vida de quem lê” estão sim, inseridos no currículo formal, pois a leitura e a escrita  são  conteúdos essenciais para que os alunos consigam se sobressair em todas as  áreas de estudo e também possam exercer a sua condição de cidadão plenos.           
            Quando assitíamos aos relatos dos alunos sobre a importância da leitura na vida deles, percebemos o quanto eles amadureceram, pois  os mesmos já foram nossos  alunos em outros anos ,e é muito gratificante ver a mudança na vida deles e perceber que o trabalho de incentivo à  leitura perdura e deve ser feito ano a ano.
            Ao trabalhar com os alunos o uso das tecnologias, mostramos a eles  que todos os saberes devem ser valorizados e que quanto mais estiverem preparados, mais fácil será para chegarem aos objetivos que vão traçar para suas vidas. Perceberam que a Internet não é somente para acessar as redes sociais, que eles podem avançar e usá-la para o seu  aprendizado.




 3.7  Reflexões em Diário de Bordo – Unidade 3
Sempre tive interesse por tecnologias, mas confesso que era insegura para realizar atividades com os meus alunos no laboratório de informática,  para mim lá é um recurso a mais para a aprendizagem deles e tem que ser bem utilizado.
Depois que iniciei o curso e comecei a aprender a utilizar os recursos em minhas aulas, fiquei mais segura e tenho usado bastante. Estou experimentando as novidades e vejo que a maioria dos alunos gosta bastante das aulas.
Eu gosto de participar de cursos virtuais, pois gosto desta facilidade de fazer o meu tempo de estudo. Às vezes, é madrugada, e estou lendo e realizando atividades.
O curso foi ótimo, um ponto negativo que me atrapalhou durante todo o curso foi a lentidão da plataforma. Muitas vezes, tentava acessá-la e não conseguia. Espero que no próximo curso, as coisas estejam melhores.


4.1 Conhecendo objetos em multimídia



Nos  três vídeos, pode-se perceber  como a tecnologia foi importante  para a criação dos efeitos visuais dos mesmos e também,  no caso do Bloco do Passo Saltos no Tempo, o interessante foi a forma como  a ordem dos passos foi elaborada nos slides para depois ser colocada em prática.Antes de saber disso, nem imaginava que havia alguma ligação com a tecnologia, a não ser o vídeo do trabalho já feito, é claro!
No COIEDA, fiquei um pouco confusa, a  princípio, mas depois fui entendendo a dinâmica do vídeo, mas confesso que não gostei, achei muita informação em um mesmo espaço, talvez esteja equivocada por pensar assim, mas é a minha opinião.
Já o POP é legal, já havia visto alguns vídeos do mesmo autor e considero interessante o fato de ele usar o corpo e uma grande quantidade de recursos para transmitir uma ideia.
Tudo isso demonstra o quanto os conhecimentos e aparatos  tecnológicos vêm para se aliar à arte e dar mais liberdade à criação

2 comentários:

  1. Professoras Idir e Ivonete estão de parabéns, foi ótima a realização das atividades no laboratório de informática, usando o Hagaquê, e também parabenizo os alunos pela criatividade.

    Adriana Menezes (professora de multimídias)

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    1. Obrigada, professora Adriana! Sua ajuda é essencial para que nossas atividades deem certo.

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