segunda-feira, 5 de agosto de 2013

QUEM INVENTOU AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

Quem inventou as histórias em quadrinhos?

quem-inventou-a-historias-em-quadrinhos

A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid (‘Menino Amarelo’)", diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya, autor do livro História da História em Quadrinhos. A tirinha de Outcault fez tanto sucesso que os grandes jornais nova-iorquinos entraram em pé de guerra para ter o Yellow Kid em suas páginas. Mas é claro que esse formato original para contar uma história não surgiu na cabeça de Outcault de uma hora para outra. Se a gente for buscar as primeiras raízes das HQs, podemos chegar às pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos, que serviam para contar, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas.
Os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra - os últimos momentos da vida de Jesus na Terra - também podem ser considerados antepassados das tirinhas. A grande diferença é que esses ancestrais das HQs não tinham texto, os enredos eram desenvolvidos apenas com uma seqüência de desenhos. "As histórias em quadrinhos constituem um meio de comunicação de massa que agrega dois códigos distintos para transmitir uma mensagem: o lingüístico (texto) e o pictórico (imagem)", diz o pesquisador Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos, da Universidade de São Paulo (USP). Foi só no século 19 que a coisa começou a mudar, com pioneiros como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e até o italiano Angelo Agostini, radicado no Brasil desde os 16 anos de idade.
Apesar de esses artistas terem criado trabalhos unindo texto e imagem anos antes de Yellow Kid, características importantes das HQs modernas, como o uso dos balõezinhos com as "falas", por exemplo, só surgiriam realmente nas tirinhas do personagem americano.

 Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-inventou-a-historias-em-quadrinhos




AGORA É A SUA VEZ DE CONTRIBUIR! 
*DEPOIS DE LER O TEXTO E ACESSAR OS LINKS QUE ESTÃO MARCADOS, DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO QUE  ACABOU DE LER.
*NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E A TURMA QUE VOCÊ ESTUDA.










92 comentários:

  1. O objetivo deste texto é fazer com que os alunos tenham uma ideia de como surgiu a HQ e também que sejam capazes de opinar após a leitura do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Espero que cada aluno seja capaz de juntamente com seu colega de sala, deixar um comentário sobre o texto. Não esquecendo, é claro , de deixar o nome e a turma da qual faz parte.
    Abraços a todos
    ProfªIvonete

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, espero que seja um sucesso!
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. gosto muito de ler revistas em quadrinhos pois acho muito divertidas e muitas vezes engraçadas e as vezes serve para nos distrair em que sejam capazes de criar o seu próprio texto e poder ate ser famoso gosto muito de ler as revista em quadrinho pois e muito mais divertidas e com as figuras nos ajuda as no mostrar melhor como por exemplo sentimentos e uma visualização.

    : Cleriton Mattos Leal

    ResponderExcluir
  5. O Texto é muito bom , gostei muito dele , também espero que seja um sucesso !

    Weliton Felipe Pereira
    7° Ano D

    ResponderExcluir
  6. Com esse conhecimento a mais somos incentivados a querer aproveitar mais dessa arte que temos a nosso dispor,para nos dar mais conhecimento.A ideia de fazer textos assim é muito boa.
    Evelyn Gabrielle 7ªD

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto,parabéns agora sei o que é HQ e quem em inventou as historias em quadrinhos.
    aluno:Matheus Ferreira Leal
    turma:7 ano D

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, espero que esse texto hq fassa sucesso professora ivonete

    mhaycon
    7D

    ResponderExcluir
  9. Com textos assim,aprendemos como ler e escrever são excelentes para nosso aprendizado.
    Vitoria Santos 7ª D

    ResponderExcluir
  10. Eu li os textos em historia em quadrinhos e gostei muito de cada um dos textos, espero que seja um grande sucesso parabéns.

    Anderson Bispo Serra 7 D

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito do texto espero encontrar outros mais legais parabéns pelas história em quadrinhos. Anna Karoline leite de souza 7ºd

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo o texto ta muito legal é bom que ajuda muitos os alunos marlizabeth reis do santos 7d

    ResponderExcluir
  13. esse texto fara de quando surgiu a historia e dos primeiro contadores de historia.


    7°D
    aluno:geilson

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse site é show
    PARABÉNS!
    ALUNO(a) Tamara Aline 7 D

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito de ler esse texto porque eu vi o nome do criador da historia em quadrinhos chamado Richard Outcault
    Luan lucas dos santos leles 7:D

    ResponderExcluir
  16. GOSTEI MUITO DESSE SITE ELE NOS ENSINA MUITAS COISAS DIFERENTES E VARIAS HISTORIAS
    ALUNO : EDUARDA LOURRANNE DOS SANTOS PINHEIRO 7 D

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito desse texto. esse saite ensina agente aprender mas sobre as historias em quadrinhos. Eu recomendo essa historias para as outras pessoa ler.Eu adorei muito aprender mas sobre as historias em quadrinho MENIQUE 7D

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito do texto,eu amo historia em quadrinho metade dos texto que eu gosto de ler e em 7quadrinho e bom sabe como começo as historia em quadrinho. Helen 7D

    ResponderExcluir
  19. Esse blog é Demais amei é muito legal parabéns a professora Ivonete Angelo Canabrava
    Nome:Natalia Pereira Cavalcante e Marcia Andrea
    7°D

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei muito dessas histórias, o importante é saber ler por isso é bom como eu só leio de vez enquanto, mas adoro histórias em quadrinhos, começo a ler diariamente nos finais de semana. Faça como eu leia também, faça parte do nosso mundo da leitura.
    Neila 7D

    ResponderExcluir
  21. Wilson-7ºc
    Gostei muito!O texto é incrível,adorei!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito e espero que os outros alunos goste como eu gostei por que eu gosto muito de historias em quadrinhos
    Denise 7ºc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né!! historias de quadrinhos é muito divertido....

      Excluir
  23. Muito bom esse americano Richard Outcault espero que tenha + sucesso! :) João Vitor 7C :ProfªIvonete

    ResponderExcluir
  24. O Texto que eu acabei de ler tem um objetivo de ensina de uma forma bem divertida . Além de ensina também explica quem evento as Histórias em Quadrinhos que na qual foi o Richard Outcault em 1985 . Esse texto tem também que sejam capazes de opinar após a leitura . Espero que os alunos que leu esse texto espero que goste assim como eu gostei . Muitoo Boom Parabéns..!!
    Aluna = Bruna
    Série = 7°Ano C

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do quadrinho ele fez vários quadrinhos interessante gostoso de ler.
    D+ UM SUCESSO! GIZELY 7C

    ResponderExcluir
  26. Muito bom a historia do Richard Outcault espero que tenha sucesso: Sávio de Freitas Morais 7C ProfªIvonete

    ResponderExcluir
  27. Bom este texto , gostei muito algumas coias que eu não sabia fiquei sabendo só de ler esta história ,muito interessante , pode ensinar muitas pessoas que não sabe desse casos. Espero que muitas pessoas visite esse blog.

    Beatriz 7ºC.

    ResponderExcluir
  28. Eu achei muito bom porque eu já tinha lido as histórias em quadrinhos da turma da mônica e essa história é bem diferente das que eu já tinha lido achei muito interessante.
    Amanda 7C

    ResponderExcluir
  29. Aprendi muito lendo esse texto , algumas coisas que eu não sabia sei agora, vou visitar mas vezes esse site pra mim saber mais das informações , porque eu posso compartilhar com minha família.

    Lorraine 7ºC.

    ResponderExcluir
  30. Hum eu gostei..... Eu não sabia que: Os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra. E foi só no século 19 que a coisa começou a mudar, deve que nós anos anterior era muito chato....
    Eu não sabia que, A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. E apesar de esses artistas terem criado trabalhos unindo texto e imagem anos antes de Yellow Kid, características importantes das HQs modernas, Eu gosto dele estoria em quadrilho mais eu não sabia disso tudo e muito legal eu gostei......

    Dheimily Stefhany do 7ºC

    ResponderExcluir
  31. Gabriel 7ºC
    Eu gostei muito de ler o texto porque fala muitas histórinhas em quadrinhos legais de Rychard Outcault

    ResponderExcluir
  32. Hum Ótimo, Eu não sabei de varias coisas que o texto fala, Exemplo: A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. E também que: Os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra - os últimos momentos da vida de Jesus na Terra - também podem ser considerados antepassados das tirinhas. A grande diferença é que esses ancestrais das HQs não tinham texto, os enredos eram desenvolvidos apenas com uma seqüência de desenhos.....
    Isso trais muitos descobertas da a gente q está apendendo novas coisas... Ótimo... E eu também ñ sabei que os balõezinhos tinhão gestos.. Larissa 7°C

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito,é fantasístico as histórias em quadrinho,e ficar sabendo mais sobre HQ ,facilitou mais no meu desempenho escolar,e espero que os outros alunos gostem pois são Historias muito legais,e eu gosto muito.
    Beijos a todos
    ProfªIvonete
    Débora 7ºC

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei muito de ter lido esta porque eu pude entender mas sopre a historia em quadrinhos e conhecer um pouco sopre o escritor Richard Outcault

    ResponderExcluir
  35. Eu achei muito interessante
    nome:Lucas Marques Vicente.
    sere:7º C.

    ResponderExcluir
  36. Eu gostei muito porque fala de várias .Tiago 7ºc

    ResponderExcluir
  37. Parabéns,pela história bons comentários ai vai o meu então essa historia meche com as crianças que adoram historias em quadrinhos como eu tai o site pra quem quer ver e saber mais sobre essas historias que meche com a gente. Beatriz Gomes 7ºC

    ResponderExcluir
  38. Gostei do texto parabéns

    ResponderExcluir
  39. Gostei do texto 6:b gean

    ResponderExcluir
  40. Eu achei este texto chato pra caraba eu so vinicius 6b

    ResponderExcluir
  41. Esse texto é muito importante para nós alunos porque ele faz nós alunos aprender cada vez mais a dezenvolver nossa aprendizagem na escola larissa e amanda 6B

    ResponderExcluir
  42. eu achei muito legal juliano 6b

    ResponderExcluir
  43. Ótimo, Eu não sabia de varias coisas que o texto fala,de quem inventou,até sobre o Yellow Kid (‘Menino Amarelo’) grandes jornais nova-iorquinos entraram em pé de guerra para ter o Yellow Kid em suas páginas que teve muito sucesso.

    Évelin Vitória 6º C

    ResponderExcluir
  44. eu gostei muito de ter lido esse livro e ter conhecido mais sobre Richard Outcaul e saber quem inventou os quaadrinhos

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito de ter lido porque ler é muito bom
    vou pedir para minha mãe comprar livro para mim muito obrigado por me mostrar o que e ler Foi muito interessante

    ResponderExcluir
  46. eu gostei muito de ter lido esse texto e ter aprendido mais sobre Richard Outcault e ter aprendido sobre quem inventou os quadrinho

    Marcela gomes dos santos farias 6ºC

    ResponderExcluir
  47. omeu comentario oangelo gostava da estorinha de quadrinho
    por que era a inportancia dele era as istorinha em quadrinho o meu outro comentario e sodre o balaozinho o balaozinho costava de um abijetivo esta e minha estoria

    ResponderExcluir
  48. Parabéns Gostei de mais dessa historia.
    Carlos Vinícius R.Machado 6ºC

    ResponderExcluir
  49. muito lega parabens é muito em teresante ......... aluno(a)Pedro Henrique ..... parabens profesora..6 c

    ResponderExcluir
  50. ``O texto quem inventou as historias em quadrinhos ?´´ na minha opiniao foi muito interessante o texto e os links que eu li e vi aprendi varias formas de balaozinhos interessante conheci alguns autores e etc.
    Mas nao aprendi apenas isso,aprendi varias coisas sobre historias em quadrinhos.
    Richard Outcalt e os outros e bom historiadores...
    CLEISIlA 6º c

    ResponderExcluir
  51. Eu achei muito interessante os quadrinho e muito legal foi muito interessante de si le eu vi varias coisas. ele Richard e um bom autor eu tambem amo le livros em quadrinhos nome..tayla luiza do 6 c

    ResponderExcluir
  52. Eu achei interessante esse texto porque eu pude entende mas da história em quadrinhos e espero que os outros alunos goste batem.
    Lidimara 6ºc

    ResponderExcluir
  53. Eu gostei muito do texto e muito interessante eu gostei dos quadro e as fala e as historia e o ator da historia e o Richard Outcault.
    Naftaly 6ºC

    ResponderExcluir
  54. foi muito interessante o que eu mais gostei foi os quadro e as fala e as historia e outras historia e o mone dele é Richard Outcault.
    Thainara 6ºC

    ResponderExcluir
  55. Eu amei esta historia achei uma delicia ler ela, muito interessante porque eu pude intender mais sobre as historias em quadrinhos e sobre o autor,parabéns Richard Outcautl.
    Fernanda 6ºC

    ResponderExcluir
  56. É bem legal é muito chou de bola é panks quero ser igual o autor






    ResponderExcluir
  57. muito legal muito panks pena que ele morreu......

    ResponderExcluir
  58. Muito legal historia do Richard Outcautl. Sempre gostei dessas historias em quadrinhos.
    Gabriela Oliveira 6°A

    ResponderExcluir
  59. Eu gostei!!! a sua historia e muito legal vc sabe muito bem fase historia Richard outcautl senpre gostei de vc ..
    GISELE BEATRIZ 6°A

    ResponderExcluir
  60. Eu achei interessante esse texto porque eu pude entende mas da história em quadrinhos e espero que os outros alunos goste muito espero que voces gostam também .
    André 6ºa

    ResponderExcluir
  61. A eu vi muitas coisas legais onde foi criado o primeiro quadrinho quem crio e muito mais e a gora a professora Ivonete vai ensinar como fazer um quadrinho .
    nome:emone
    seri:6 turma:A

    ResponderExcluir
  62. Foi muito bom ler sabia não sabia quem inventou isso agora eu sei.Everton almeida 6.A

    ResponderExcluir
  63. Achei super interessante este texto, por que incentiva as crianças e jovens a criar um mundo mais interessante e inteligente. Como se fosse fazer um mundo melhor. Pra mim, acho que enquanto mais leituras assim links interessantes mais curiosidades para saber o que é Português e o que é quadrinhos a pessoas que fez esse estes quadrinhos que é o: Richard. Enfim achei muito legal os quadrinhos e o texto todo. Julia Nicoli Gomes Arruda. 6 Ano A.

    ResponderExcluir
  64. Huum Òtimo! Eu gostei muito é muito interesante e legal porqe tem historias legais :) Off:Amanda Medeiros

    ResponderExcluir
  65. Achei muito interessante, porque ai a gente vê como começou tudo eu mesmo adoro histórias em quadrinhos principalmente o da Mônica são muitos legais.E também ensina um novo mundo tecnologia para as outras crianças se destrairem com essas coisas em vez de ficar na rua, se destrairem com a leitura quadrinhos é a minha paixão kkk . Ana Caroline Vieira Da Silva-6 Ano A.

    ResponderExcluir
  66. Eu achei muito bom é incrível como ele fes os quadrinhos ele fes muitos trabalhos interessante feis um otimo trabalho.

    ResponderExcluir
  67. Parabéns,pela história bons comentários ai vai o meu então essa historia meche com as crianças que adoram historias em quadrinhos como eu tai o site pra quem quer ver e saber mais sobre essas historias que meche com a gente.Vitória Regina de Souza 6ºA

    ResponderExcluir
  68. Gostei muito do quadrinho ele fez vários quadrinhos interessante gostoso de ler.
    por que eu sou curioso

    ResponderExcluir
  69. Parabéns, gostei muito do trabalho deles e muito legal, criativo e eu pude entender mas sopre a historia em quadrinhos ....
    Érica e Emilly 6ºA

    ResponderExcluir
  70. Eu achei muito interessante sobre o que fala sobre
    dele,
    Eu achei incrível como ele fes quadrinhos.
    thiago

    ResponderExcluir
  71. eu acho que e muito bom os livros em quadrinhos e muito divertido e uma coisa muito interesante e é um motivo de eu me interesarpor livros

    ResponderExcluir
  72. Eu acho que é muito bom história em quadrinho é bem divertido saber que é
    bem legal.
    Pablo 6º A

    ResponderExcluir
  73. eu gostei muito de ler foi maravilhoso muito legal os quadrinhos desenhos bonito e as historias em quadrinhos .isabel 6-A

    ResponderExcluir
  74. meu nome e Samirian gostei muito da sua historia por que ela me ensinou Ótimo, Eu não sabia de varias coisas que o texto fala,de quem inventou,até sobre o Yellow Kid (‘Menino Amarelo’) grandes jornais nova-iorquinos entraram em pé de guerra para ter o Yellow Kid em suas páginas que teve muito sucesso.

    ResponderExcluir
  75. Eu gostei de ler foi muito bom e gostoso história em quadrinho engrasadas e maneras .

    ResponderExcluir
  76. EU achei interessante saber sobre a história em quadrinhos.
    Millena 6º A

    ResponderExcluir
  77. eu achei éssa historia em quadrinho muito boa. matheus nascimento 6°B

    ResponderExcluir
  78. eu gosto de ler quadrinhos mas não sabia os princípios deles eu não sabia como tinha começado eu sempre tive essa curiosidade mas eu não tinha chances de saber quando eu ia nos computadores dos meus amigos colegas em fim, eu esquecia de pesquisar sobre as HQ só jogos -etc. então obrigado professora Ivonete
    IAGO 6 ano E

    ResponderExcluir
  79. texto interessante porque incentiva todos nós a lermos esses quadrinhos muitos legais.

    ResponderExcluir
  80. Acho muito bom , eu tambem acho que para inventar teve muita dificuldade.Eu percebi que com um tempo as pessoas foi evoluindo e isso no Brasil ja se tornou outra cultura

    Jefferson 6-¨anoE

    ResponderExcluir
  81. GOSTEI POIS TODO MUNDO UM DIA JA LEU UM HQ MAS NÃO SABEM DE ONDE VINHERAM ACHAM QUE CAIU DO CEU MAS NA VERDADE ALGUMAS PESSOAS TRABALHARAM MUITO PARA TERMOS ESSA ARTE MARAVILHOSA ATE HJ QUE NOS ENSINA E DIVERTE AO MESMO TEMPO COMO O MENINO MALUQUINHO E A TURMA DA MONICA GOSTEI MUITO!!!!!!!!!VITOR MOTA 6E VALEU

    ResponderExcluir
  82. Historias em quadrinhos e muito divertido varias pessoas podem ler,e engraçado,por isso eu leio, muito autores que criaram foram muitos espertos por terem criado essa aventura.

    Ana Tarsis
    6º E

    ResponderExcluir
  83. eu gostei desse texto porque incentiva todos nós a ler. Auilheme Alixandre 6 ano E .

    ResponderExcluir
  84. Eu achei legal ler a historia em quadrinho.

    Weventon
    6ºE

    ResponderExcluir
  85. o texto que nos lemos e muito bom e interessante pois muito legal gostei de mais eu adoro eu mi a marro nos quadrinhos, esse texto incentiva o pessoal a ler as HQs.
    Rainã chaves
    6 ano E

    ResponderExcluir
  86. O texto é muito bom por que ele fala sobre a primeira HQ gosto muito em HQ. helem beatriz willan cesar talisson

    ResponderExcluir
  87. Eu achei legal a historia.

    Alison
    6ºE

    ResponderExcluir
  88. Eu achei esta historia muito legal e interessante.:

    aluno:Eliás Gonçalves dos Santos.
    professora:Ivonete
    serie:6:E

    ResponderExcluir
  89. Eu achei interessante as historias em quadrinhos e muito legal,fiquei feliz de conhecer as historias em quadrinho.

    Rafaela.
    6º E

    ResponderExcluir