sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A NOVA CIDADE - Wesley Palmiro de Souza e Ícaro Aguiar Oliveira

A NOVA CIDADE


Em 1985 saímos de Paraná para tentar uma vida melhor em Rondônia. Estávamos em sete pessoas, eu, meu marido e cinco filhos.
Naquela época não podia dizer que a cidade era um bom lugar para se morar. Percebemos que aqui iríamos sofrer muito e só não voltamos porque o dinheiro era pouco. Sofremos muitas malárias, quando um voltava do hospital o outro já estava passando mal e voltávamos para poder tratá-lo, e assim fomos levando a vida trabalhando honestamente.
Meu marido em certa ocasião quase morreu intoxicado com veneno para matar pragas, mas graças a Deus que um tempo depois do acontecido ele se recuperou e voltou ao trabalho.
Naquela época as casas não eram como as de hoje em dia, eram feitas das chamadas “lascas de pau” e por isso tinham muitas brechas e goteiras. Quando chovia era um desespero e chovia sempre, não era como hoje que ficam dias e dias sem chover.
Um certo dia, uma cobra se espremeu entre as brechas e por um grande azar ela caiu bem no meio da cama onde eu e meu marido dormíamos, e deu uma picada bem no joelho do meu marido. Na mesma hora tivemos que correr para o hospital, não bastasse a malária, tínhamos que enfrentar dificuldades de todos os tipos, mas saímos bem dessa também.
Foi muito sofrimento também para meus filhos, pois desde pequenininhos nos ajudavam em tudo que podiam, carpiam, roçavam, plantavam enfim trabalhavam como gente grande.
Depois deles crescidos resolvemos mudar para a cidade, para que eles pudessem estudar e ter uma profissão. Agora, estão todos adultos trabalhando e ganhando seu próprio dinheiro e juntos estamos hoje muito felizes.
Esta história foi vivida por minha avó que saiu de uma cidade para ter uma vida melhor em Ariquemes.

(Wesley Palmiro de Souza e Ícaro Aguiar Oliveira)

Profa.ROBERTA

3 comentários:

  1. Olá sou wesley palmiro um aluno da escola Anisio Teixeira..
    Gostei muito do Blog, está de parabéns o administrador!!
    Gostei muito também pois o meu texto esta ali junto com de pessoas que participaram...
    Todos os textos estaum muito bom de acordo com o tema 'memórias' e espero de coração que o Blog cresca de desenvolva cada vez mais..Um abraço

    Assiando:Wesley Palmiro 8°A

    ResponderExcluir
  2. Wesley, a história de sua vó é igual a muitas outras que conhecemos. São histórias de pessoas lutadoras que sofreram muito ,mas que com perseverança, ajudaram a construir esse nosso estado maravilhoso. Parabéns para a sua avó e parabéns para vocês que contaram tão bem a história dela.

    ResponderExcluir