sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A VINDA PARA ARIQUEMES - Matos Além Amorim Alves e Sara Lima Rodrigues

A VINDA PARA ARIQUEMES


Eu tinha 34 anos quando a família do meu marido decidiu mudar de Porto Alegre no Rio Grande do Sul para Ariquemes – Rondônia. Então, eu e meu marido decidimos vir também.
Na viagem passamos muitas dificuldades, pois a nossa viagem durou cerca de quinze dias, pois o ônibus atolava frequentemente e estava lotado de pessoas que como nós buscávamos um novo lugar para viver. Por causa da demora, a comida estragou e ao final da viagem fomos obrigados a comer a comida estrada porque não tínhamos onde comprar comida nova.
Quando chegamos a Ariquemes foi mais complicado ainda, pois não tínhamos onde morar e muito menos móveis, porque deixamos tudo no Rio Grande do Sul. Além disso, eu estava grávida e os recursos eram escassos e meu bebê morreu. Eu ainda o carreguei morto em minha barriga por 20 dias. Então as coisas melhoraram, eu consegui emprego no colégio Anísio Teixeira como auxiliar de apoio. Depois de algum tempo fui promovida à secretária e depois chefe de disciplina.
Naquela época não era possível ter aulas no período da noite, pois não tinha energia elétrica a não ser que você tivesse condições financeiras de comprar seu próprio motor a óleo diesel e a escola não dispunha desse equipamento.
Hoje, olhando nossa cidade com tantas ruas, quase todas asfaltadas, e os vários bairros me lembro de antigamente, quando eram poucas ruas e todas sem asfalto, com muita poeira ou muito barro e apenas três setores.
Como chefe de disciplina, tive vários problemas com alunos rebeldes, mas me sinto recompensada pelo meu trabalho, porque através dele pude pagar os estudos das minhas filhas e hoje eu Tereza Ribeiro da Silva posso dizer que fui recompensada por vir para Ariquemes.

(Matos Além Amorim Alves e Sara Lima Rodrigues)


Profa.ROBERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário