sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O PERÍODO DE MEUS ESTUDOS - Gleiciane da Silva Anchieta e Juliana Gomes de Moraes

O PERÍODO DE MEUS ESTUDOS

Fui aluna da Escola Anísio Teixeira, estudava à noite, na época os alunos eram muito participativos na escola e ajudavam na resolução dos problemas.
Os alunos participavam de diversas gincanas e eventos, traziam bons resultados para a escola e também traziam um bom desenvolvimento e resultados positivos para nós alunos.
Havia também naquele tempo na escola o Grêmio Estudantil, onde os alunos reivindicavam o que era de direito para nós e também contribuíam para o crescimento da escola. Nesse período se percebia um empenho maior por parte dos alunos, ou seja, os alunos tinham um interesse de crescer e avançar.
Muitos frutos desse “querer” podemos ver hoje na sociedade, onde encontramos profissionais em diversas áreas como na política, na saúde, na educação, no comércio, frutos da educação desse período de 1980 e 1983.
Em 1985 comecei a trabalhar na Escola Anísio Teixeira como agente administrativa, desenvolvendo atividades na secretária ao mesmo tempo em que estudava o magistério na Escola Heitor Villa Lobo. Concluindo o magistério prestei novo concurso público para o cargo de professora, então deixei de ser agente administrativa e passei a desenvolver atividades na sala de aula, ou seja, passei a ser professora, a ensinar, a orientar e também a aprender junto com os alunos. Nesse meu trabalho, me deparei com várias situações, alunos estudiosos, alunos com dificuldades de aprendizagem, alunos educados, alunos com falta de limites, comecei a sentir que ser professora é ser também educadora, onde é preciso ter imensa sabedoria para lidar com respeito em todas as situações citadas.
Essa mudança de aluna da escola para professora me trouxe um sentimento de orgulho, porque antes era aluna e passei a ser profissional onde comecei a contribuir para a formação e o crescimento dos alunos que passaram e passam por esta escola.
Hoje também sou graduada em Pedagogia, tenho Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior e atualmente faço Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais. Também trabalho na sala de recursos da escola atendendo em horário contrário ao que os alunos que tem necessidades especiais estudam, faço também a interpretação em Libras, Língua Brasileira de Sinais, para duas alunas surdas que estudam no período noturno.
Essa história foi contada por Irma Margarida Kuhn, e escrita pelas alunas Juliana Gomes de Moraes e Gleiciane da Silva Anchieta.

(Gleiciane da Silva Anchieta e Juliana Gomes de Moraes)
Profa.ROBERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário