sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A VINDA PARA ARIQUEMES - Igor Fiori Olivetti e Rafael Pertussati Teixeira

A VINDA PARA ARIQUEMES


Nasci em Campo Mourão no Paraná no ano de 1942. Quando criança, mudei para Ubiratã, morava na cidade por isso o acesso à escola era constante.
Estudei em escola de freiras e foi lá que aprendi a ler e escrever. Ajudava a minha mãe no serviço de casa e com quinze anos de idade comecei a trabalhar fora para ajudar a minha mãe nas despesas de casa.
Com dezesseis anos perdi o meu pai e daí para frente a minha vida foi ficando difícil porque só tinha a minha mãe e ela andava doente. Passado alguns anos, já estava com vinte anos, me casei no dia catorze de junho de 1962.
Vim para Rondônia em 1977, tinha dois filhos. A nossa chegada aqui foi muito difícil, pois tínhamos vindo de carroça. Para consegui um terreno também foi muito difícil, como tudo era naquela época. Tudo era coberto por mato e tivemos que desmatar e construir a nossa primeira casa, sempre com muita dificuldade. Essa casa foi construída no setor 1 e moramos muitos anos até comprar um terreno no setor 2.
Nessa época já tinham fundado alguns setores e meu marido trabalhava na roça e meus dois filhos estudavam na Escola Ricardo Cantanhede. Passado alguns anos meu primeiro filho veio estudar na Escola Anísio Teixeira e o meu marido passou a trabalhar de guarda nessa mesma escola.
Meu filho tinha um sonho, concluir uma faculdade, e ele conseguiu realizar esse sonho, se formou em Ciências Contábeis. Minha filha começou a trabalhar de doméstica e eu comecei a trabalhar no Hospital Regional.
Esta história foi vivida por Maria Lourdes Lima Olivetti.


(Igor Fiori Olivetti e Rafael Pertussati Teixeira)
Profa.ROBERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário