sexta-feira, 24 de setembro de 2010

QUANDO EU CHEGUEI A ARIQUEMES - Eugênia Maria do Nascimento e Isabele Fernandes Arce

QUANDO EU CHEGUEI A ARIQUEMES


Eu moro aqui em Ariquemes a mais de trinta anos, na época que cheguei aqui não existiam setores, era só mato, aldeias indígenas e alguns sítios.
Ao chegar nessa cidade fui morar primeiro em um sítio com minha família, pois não tinha cidade ainda, com passar do tempo fundaram uma vila chamada Vila Velha, eram poucas casas, tudo muito humilde.
Não existiam prefeitos, nem vereadores, mas o tempo passou e a cidade foi crescendo e se desenvolvendo e com a ajuda do governador Teixeirão foi sendo construído hospital e outras melhorias na cidade, pois até então não havia médicos, as grávidas recebiam a ajuda de uma parteira para terem seus filhos e ela também que ajudava os doentes.
O tempo foi passando e as coisas melhorando, saiu um setor chamado Marechal Rondon, o primeiro hospital o São Francisco e assim começaram a surgir postos de saúde com médicos que vinham de outras cidades para atender em Ariquemes. A cidade sempre crescendo, surgindo novos setores, novas lojas, mercados, oficinas, etc. Também passamos a ter energia elétrica, mas a energia elétrica que a cidade dispunha era insuficiente para abastecer a cidade toda, então tínhamos energia por algumas horas do dia.
Muitas pessoas de outras cidades, de diversos estados do Brasil vieram para Ariquemes, buscar uma nova vida. Muitos conseguiram outros perderam suas vidas para a malaria e outras doenças comum na época.
Essa história foi vivida por Luzia Dias de Oliveira.
(Eugênia Maria do Nascimento e Isabele Fernandes Arce)

Profa .ROBERTA

Um comentário:

  1. Parabéns, meninas! O texto ficou legal. Espero que tenham gostado de participar da Olimpíada de Língua Portuguesa.Beijos

    ResponderExcluir